Balneário ganhou primeiro Ecoponto fixo de descarte de resíduos eletrônicos

Representantes da Acibalc e da Avantis comemoram a novidade

Queremos fazer com que as pessoas parem de descartar esses resíduos em qualquer lugar. Todo esse material será encaminhado para empresas especializadas que irão reutilizar e retornar os produtos para a indústria”, comemora o coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Sustentável da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), Diego Carvalho.

O primeiro Ecoponto lançado nesta segunda-feira (5), Dia do Meio Ambiente, marca também o início do programa AcibalcEco 2030, que incentiva as duas cidades a dar destino correto ao seu lixo. O Ecoponto fica localizado na Faculdade Avantis.

Na opinião de Paulo Junek, vice-presidente de Desenvolvimento Sustentável da associação, esse é o começo de uma nova era na região, mais voltada para o lado ambiental.

“Ali as pessoas podem descartar desde produtos eletrônicos, como computadores, celulares e tablets, como também baterias, pilhas e lâmpadas e já estamos trabalhando para inaugurar em breve outros Ecopontos, tanto em Balneário quanto em Camboriú”, disse.

Quem também se empolgou com a iniciativa que apoiou desde o início, foi o presidente da Avantis, Mohamad Hussein Abou Wadi. Ele destacou a importância de formar uma geração com maior consciência ambiental.

“Este é um ótimo exemplo que estamos dando aos jovens. Além desse Ecoponto colaborar com o meio ambiente, o descarte correto otimiza os serviços e a indústria, potencializando a economia”, salientou Mohamad.

Números assustam

O Programa para Meio Ambiente da ONU, divulgou que somente neste ano serão descartados 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico no mundo.

Considerando que as novidades tecnológicas surgem a todo instante, portanto o lixo eletrônico só aumenta, a Acibalc vem discutindo esse assunto desde 2010, quando iniciou a campanha de descarte uma vez por ano. Até o ano passado a campanha era realizada em junho, no pátio do antigo supermercado Xande, hoje Speciale, na Quarta Avenida.

Além da Faculdade Avantis, que cedeu o espaço para instalar o Ecoponto, a ação também ganhou apoio da Evolution Containers e do Secovi.

 

 

fonte: pagina3.com.br
Roberta Watzko

Voltar