Gestão de Resíduos Industriais
Os resíduos industriais, de acordo com a Resolução CONAMA n° 313/2002, são todos os resíduos que resultem de atividades industriais e que se encontrem nos estados sólido, semissólido, gasoso - quando contidos, e líquido. No Brasil, para classificar os resíduos, adota-se a ABNT NBR 10.004, que os divide da seguinte forma: classe I (perigosos), classe II A (não inertes) e classe II B (inertes).
A empresa DDN Gestão de Resíduos é especializada em gerenciamento de resíduos Classe IIA, Classe IIB e Classe I. Com uma equipe altamente capacitada, atuamos de forma ambientalmente adequada e segura em todas fases: desde a coleta, armazenamento, transporte, tratamento até o destino final dos resíduos listados abaixo:
- Resíduos sólidos contaminados com óleos, tintas, graxas, etc.;
- Produtos fora de especificação ou vencidos (tintas, produtos de higiene e limpeza vencidos, matérias primas e produtos intermediários);
- EPIs contaminados;
- Resíduo de areia misturado com óleo e água;
- Borra oleosa e de tintas;
- Reagentes de laboratório;
- Varrição de produção industrial;
- Restos e embalagens de produtos químicos, produtos de higiene e beleza;
- Pilhas e baterias;
- Lâmpadas diversas (Lâmpadas fluorescentes tubulares, compactas ou de descarga de alta pressão; LED);
- Pneus;
- Resíduos não recicláveis em geral;
- Poliuretano (PU) – espumas;
- Resíduos Líquidos perigosos (fracionado);
- Resíduos eletrônicos;
- Resíduos recicláveis (vidro, metal, isopor, plástico, papelão, madeira, etc.);
Após a coleta, os resíduos são armazenados em nosso Armazenamento Temporário, para posterior encaminhamento à destinação final correta em locais devidamente licenciados pelos órgãos competentes, sendo para coprocessamento, reciclagem ou aterro industrial, de acordo com as especificidades de cada resíduo.
Vantagens por contratar a DDN:
- RASTREAMENTO VIA SATÉLITE de todas as cargas transportadas;
- COBERTURA DE SEGURO nos transportes;
- CENTRAL 24 HORAS: Possui contrato com EMPRESA ESPECIALIZADA EM ATENDIMENTO EMERGENCIAL DE SINISTROS AMBIENTAIS com estrutura completa com central 24h e pronta resposta;
- LICENCIADA pelos órgãos competentes (IMA, IBAMA, ANVISA);
- COLETAS EMERGENCIAIS: Essa modalidade de coleta, destina-se ao público que não possui contrato mensal e necessita de uma coleta emergencial ou para cargas específicas de resíduos para tratamento e destinação final;
- GERENCIAMENTO DE MTR (Manifesto de transporte de resíduos): Para você que não tem tempo para gerenciar seu MTR, disponibilizamos esse Serviço.
Descontaminação e Reciclagem de Lâmpadas Fluorescentes
Conforme a Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os geradores de resíduos sólidos, sendo pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, inclusive os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes tem responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, e portanto, devem gerenciar corretamente seus resíduos. Esta responsabilidade vai desde a minimização da geração de resíduos, até o armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destino final ambientalmente adequados.
Com relação às lâmpadas fluorescentes lineares, circulares ou compactas, lâmpadas mistas, a vapor de sódio e a vapor de mercúrio, destaca-se que estas possuem em seu interior quantidades significativas de mercúrio metálico na forma de vapor. Esse metal pesado de elevada toxicidade atinge diretamente o ser humano e o meio ambiente, contribuindo para a degradação socioambiental.
A empresa DDN Gestão de Resíduos é licenciada e especialista na descaracterização e descontaminação de lâmpadas contendo sódio e/ou mercúrio, por meio de equipamento de descaracterização e descontaminação de lâmpadas – BULBOX®. O processo Bulbox® surgiu dentro de um foco mundial que visa à melhoria da questão socioambiental, buscando alternativas simples e eficientes que solucionem os passivos ambientais críticos do cenário mundial. Atuando no mercado desde 2005, o processo Bulbox tem como foco a gestão dos resíduos de lâmpadas inservíveis, descaracterizando-as e descontaminando-as, gerando no processo subprodutos descontaminados e passíveis de reciclagem, apresentando um processo autossustentável de ciclo completo de produtos.
Neste contexto, a DDN Destinação de Resíduos viu no processo Bulbox®, a oportunidade de desenvolver um trabalho ambientalmente correto e socialmente justo, aliando a viabilidade econômica, de modo a atuar com excelência e respeito ao meio ambiente, buscando tornar viável a reciclagem dos componentes das lâmpadas, evitando a destinação de resíduos para aterros e até mesmo, a disposição inadequada que ocasiona impactos ambientais negativos e riscos à saúde pública.
Gestão de Resíduos de Serviço de Saúde (RSS)
A DDN Gestão de Resíduos, empresa licenciada pelos órgãos competentes (IMA, IBAMA e ANVISA), possui capacitação técnica para realizar a coleta e transporte de resíduos de serviços de saúde gerados em estabelecimentos como: farmácias, hospitais, clínicas médicas, odontológicas, veterinárias e laboratórios.
Os resíduos de serviços de saúde precisam ser segregados, acondicionados, embalados e identificados de acordo com a RDC 222/2018 ANVISA, conforme o tipo de resíduo, pelas características físicas, químicas, biológicas, estado físico e riscos envolvidos.
Os Resíduos de serviço de Saúde são classificados em:
- Grupo A – Infectantes;
- Grupo B – Especiais;
- Grupo C – Radioativos;
- Grupo D - Comuns;
- Grupo E – Perfurocortantes.
No momento da coleta deve ser preenchido o Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR, acompanhado do envelope com a Ficha de Emergência (conforme Norma ABNT NBR 7.503/2012).
A equipe especializada da DDN garante atendimento ágil, qualificado e registro integral de todo o processo de destinação final de resíduos de serviço de saúde, sendo transportados por veículo especial (seguindo as normas técnicas e de segurança).
Os resíduos de serviços de saúde dos Grupos A (Infectantes) e E (Perfurocortantes) são encaminhados a local licenciado que possui sistema de esterilização por autoclave. O processo consiste na esterilização a vapor, no qual se aplica vapor saturado sob pressão superior à atmosfera com a finalidade de se obter a esterilização do resíduo. A autoclave é dos processos mais utilizados para o tratamento dos resíduos em serviços de saúde no Brasil. Os resíduos especiais (Grupo B) são encaminhados para Aterro Industrial devidamente licenciado por órgão ambiental competente.
Reciclagem de Lâmpadas LED
As lâmpadas LED (light-emitting diode - diodo emissor de luz, em português) são compostas em sua maioria (cerca de 98% de sua composição) por materiais recicláveis e não há metais pesados, como mercúrio, em sua produção (caso das lâmpadas fluorescentes).
A DDN Gestão de Resíduos coleta e transporta lâmpadas LED, as quais são encaminhadas para sua Central de Armazenamento, onde funcionários capacitados realizam a segregação dos materiais de acordo com suas características. Após segregados, os materiais são prensados ou triturados para diminuição de volume, e em seguida são devidamente acondicionados. Os rejeitos das lâmpadas LED (materiais não recicláveis, como, alguns componentes eletrônicos presentes) são enviados para aterro industrial licenciado pelo órgão ambiental competente e os materiais recicláveis são enviados para empresas recicladoras também devidamente licenciadas para o recebimento desses materiais.
Com esta ação, a DDN proporciona ganhos ao meio ambiente, evitando que milhares de lâmpadas LED passíveis de reciclagem sejam encaminhadas para aterro, em consequência fomenta a rota de reciclagem e atende a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Valorização de Resíduos Recicláveis
A DDN Gestão de Resíduos coleta e transporta resíduos recicláveis de indústrias e comércios, os quais são encaminhados para sua Central de Armazenamento onde funcionários capacitados realizam a segregação dos materiais de acordo com suas características. Após segregados, os materiais são prensados ou triturados para diminuição de volume, em seguida são devidamente acondicionados, agregando assim maior valor aos materiais recicláveis.
A DDN incorpora em suas ações a visão da reciclagem, pois entendemos que muitos materiais considerados resíduos podem ser tratados como subprodutos, tornando insumos para outros processos de produção, atendendo assim à Lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos sólidos.
Dentre os resíduos recicláveis gerenciados pela DDN, podemos citar:
- Vidros diversos;
- Metais / sucatas metálicas;
- Isopor (Poliestireno);
- Plásticos diversos, como: PET (tereftalato de polietileno), PEAD (polietileno de alta densidade), PVC (Policloreto de Vinila), PEBD (Polietileno de baixa densidade), PP (Polipropileno), PS (poliestireno - isopor), dentre outros.
- Papel e papelão.
Destinação Final Adequada de Rejeitos
Quando todas as possibilidades de reaproveitamento ou reciclagem já tiverem sido esgotadas e não houver solução final para o item ou parte dele, trata-se de um rejeito, e as únicas destinações plausíveis são encaminhá-lo para um aterro sanitário ou industrial licenciado ambientalmente.
A DDN Gestão de Resíduos coleta e transporta os rejeitos enviando para aterro sanitário ou industrial licenciado pelo órgão ambiental competente.
Valorização de Resíduos Eletrônicos
Com a evolução tecnológica, cada vez mais as tecnologias se tornam obsoletas, fomentando um aumento no consumo de novos materiais e em consequência mais resíduos eletrônicos são descartados, como: computadores, impressoras, teclados, televisões e celulares.
Esse material pode ser altamente tóxico devido a presença de metais pesados e diversos elementos químicos em sua composição. O chumbo, cobre, mercúrio, cádmio, bário, alumínio, arsênio, cromo, níquel, zinco e prata presente nesses produtos podem se tornar graves passivos, contaminando recursos hídricos, o solo e o próprio ser humano.
A DDN realiza a coleta, o acondicionamento, desmontagem, segregação dos materiais recicláveis dos rejeitos e os encaminha para destino ambientalmente adequado, atendendo a todas as normas estabelecidas pelos órgãos ambientais.
Gerenciamento de Resíduos em Terminais Alfandegários, Portuários e Aeroportuários
A DDN Gestão de Resíduos, empresa licenciada pelos órgãos competentes (IMA, IBAMA e ANVISA) possui Autorização de Funcionamento (AFE) emitida pela ANVISA, portanto está habilitada para gerenciar os resíduos oriundos de Terminais Alfandegários, Portuários e Aeroportuários, cumprindo assim os requisitos técnicos e administrativos constantes na RDC nº 345/2002.
Conforme estabelece o inciso VII, Art. 2º da RDC nº 345/2002, ficam sujeitas à Autorização de Funcionamento as empresas que prestem serviços de: segregação, coleta, acondicionamento, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final de resíduos sólidos resultantes de veículos terrestres em trânsito por postos de fronteira, aeronaves, embarcações, terminais aquaviários, portos organizados, aeroportos, postos de fronteiras e recintos alfandegados.
Entre em contato conosco e solicite um orçamento!